Este é o momento de pensar as iniciativas que visam uma melhoria gradativa no clima organizacional da empresa e colocar o colaborador como foco central.
De forma rápida, o Employee Experience (a experiência do funcionário) são as ações utilizadas para garantir o bem-estar das equipes.
Nos últimos anos, a Employee Experience tornou-se um foco de atenção para muitos empregadores. Divergente a isso, menos da metade dos funcionários acreditam que os empregadores investem na melhoria da experiência deles.
Mas o que isso significa para o restante dos funcionários que não vêem seus empregadores tentando melhorar?
Na última década, testemunhamos uma onda de inovação no mundo do consumidor, e que transformou a maneira como vivemos nossas vidas. Somos as mesmas pessoas quando adquirimos produtos ou serviços ou quando estamos no trabalho. Logo, esperamos ter boas experiências, assim quando esperamos como consumidores.
Acreditamos que as experiências devem ser cada vez mais fáceis e envolventes em todos os momentos.
No trabalho não é diferente
Do momento do Onboarding com os novos colaboradores e durante toda a sua jornada dentro da empresa, a experiência do colaborador é marcante (bom ou ruim). É neste momento que o candidato/colaborador reafirma a sua decisão de ter escolhido a empresa ou entende que talvez não seja o lugar que ele queira fazer história.
Sejam as informações simples, ferramentas e tecnologia no local de trabalho que são inadequados ou difícil de usar, ou funcionários que não se sintam ouvidos ou cuidados.
Todas as experiências cotidianas aparentemente pequenas se somam. Então, muitas organizações têm trabalho a fazer para lidar efetivamente com os problemas do dia a dia.
Vamos aos dados:
55% dos colaboradores -mais da metade dos funcionários- não sentem que suas opiniões e perspectivas são importantes para seus empregadores.
50% não acreditam que os empregadores apoiam efetivamente funcionários durante seus eventos importantes como licença parental ou médica.
Momentos de mudança
Fora dos momentos cotidianos, há também momentos-chave de mudança em um trabalho ou vida pessoal de um funcionário, que desempenham um papel importante no Employee Experience.
As empresas podem ter alguns processos em vigor para esses grandes eventos, mas muitas vezes podem ser manuais ou inadequados. Do preenchimento de documentos novos a obter acesso de crachá. Envio de formulários de féria ou e-mail da folha de pagamento, esses momentos são importantes – o que significa que as organizações precisam proporcionar boas experiências ao colaborador.
Do ponto de vista de uma organização, estes podem parecer problemas separados e não estão atrelados à experiência do colaborador. Geralmente abrangem funções e departamentos organizacionais distintos, como como RH, TI e finanças.
Mas do ponto de vista do colaborador, toda ação, seja ela realizada por departamento de benefícios ou TI, é visto como um esforço conjunto para ajudar ou dificultar sua experiência. Eles esperam uma experiência boa e que as equipes podem fazer um ótimo trabalho por desfrutar do trabalho deles.
Hora de mudar!
A integração é o foco principal das organizações que buscam melhorar o employee experience e aumentar a produtividade e a retenção. Não há segunda chance para uma primeira impressão.
Pesquisas mostram que 45% dos novos contratados se inscreveram em outros lugares após um dia ruim em seu novo emprego.
Muitas organizações reconhecem o quão importante é a experiência de integração e não tem medido esforços para melhorá-lo.
Melhore a experiência do colaborador
Hoje é surpreendente ver que quase metade dos os colaboradores ainda lutam para obter informações e respostas para perguntas básicas – especialmente sobre Políticas e benefícios de RH.
Entenda que o foco principal para um colaborador deve estar atrelado a realizar um ótimo trabalho para sua organização, sem “tentar descobrir” como navegar tarefas administrativas diárias.
Mesmo com todas as tecnologia e ferramentas abundantes hoje, os funcionários ainda estão insatisfeito com a experiência quando precisam de ajuda e informações de que precisam.
Colaboradores se sentindo ouvidos
Os colaboradores vêm muitas maneiras pelas quais seus empregadores podem melhorar suas experiências – a questão é se as organizações estão ouvindo.
Garantir que os colaboradores se sintam valorizados e cuidados não é apenas ouvir, é sobre agir. Muitos desejam fornecer feedback, mas sentem-se inseguros sobre como esse feedback é recebido.
Essas percepções relacionais e emocionais têm benefícios mútuos. Ouça os seus colaboradores e você descobrirá como consertar o resto. Corrija o resto e seus colaboradores se sentirão ouvidos.
Fazer bem feito a Employee Experience e em uma escala consistência é difícil, mas não impossível. Chegou a hora de criar uma experiência holística para os seus colaboradores, apoiá-los em momentos de mudança e garantir que eles se sintam valorizados e ouvidos.
E você? Como tem identificado a sua experiência como colaborador?